A implantação do PCM já se iniciou e o primeiro eixo a ser trabalhado é o de gestão de riscos.
A política de gestão de riscos tem por objetivo estabelecer os princípios, as diretrizes, as responsabilidades e o processo de gestão de riscos no município, com vistas à incorporação da análise de riscos à tomada de decisão, em conformidade com as boas práticas de governança adotadas no setor público.
São princípios da gestão de riscos:
- Integração das atividades organizacionais;
- Estruturação e abrangência;
- personalização e proporcionalidade aos contextos externo e interno;
- Inclusão;
- Respaldo nas melhores informações disponíveis;
- Consideração de fatores humanos e culturais;
- Dinamismo, interação e capacidade de reagir a mudanças;
- Facilitação de melhoria contínua da organização.
São elementos estruturantes da gestão de riscos do município: a Política de gestão de riscos, o CCPM, o Escritório de Compliance, o processo de gestão de riscos bem como seu controle e monitoramento.
Os eixos de ética e transparência e ouvidoria ainda não foram iniciados.