Foi realizado no Assentamento Santa Helena, na sexta-feira, 16 de julho, o lançamento do programa Rota da Fruticultura-RIDE DF, com uma oficina de conscientizacão.

O plano é reunir os pequenos produtores e transformar a região no maior polo de frutas do país, com todos os acompanhamentos técnicos necessários para produzir com qualidade, agregando valor ao produto.

A RIDE-DF já dispõe de uma Central Comercializadora, que garante a compra antecipada de toda produção e faz a distribuição para o mercado externo.

As mudas serão fornecidas e nesta primeira fase, cerca de oitenta famílias serão atendidas, em um total de até mil hectares, destinados a plantações de AÇAÍ DO PARÁ, MIRTILO, MARACUJÁ, MORANGO entre outras.

“Já estamos apoiando agricultura familiar e agora iremos ampliar o nosso apoio através da ROTA DA FRUTICULTURA e colocar Padre Bernardo em um outro patamar.” Ressaltou o prefeito Joseleide Lázaro.

A produção será Consorciada com apicultura, que além de complementar a renda, garantirá o aumento da produção, através da polinização das abelhas.

Participaram da oficina a Assessora do ex Deputado Federal José Tatico;

O vereador Renato Ubaldino; vereador Junior do Esporte; Presidente da Associação do Assentamento Santa Helena, Edmarcia; o coordenador da rota da Fruticutura Sr. Luiz Curado; Secretário Federal de agricultura SFA/MAPA, Sr. Hilton Mendes; Assessor da Deputada Federal Bia kicis, Fernando Pires; representante da Embrapa cerrado, Geraldo Pacheco e o consultor em açaí do Pará, Benivaldo Vaz e o ex-superintendente da Conab, Rafael Bueno.